Tecnologia de som
Reprodução natural inigualável de expressiva potência e ressonância de um piano acústico
Sistema de som multidimensional Morphing AiR
Os recursos do novíssimo Sistema de som multidimensional Morphing AiR*da CASIO refletem toda a atenção aos detalhes na expressão de timbres valiosos e ressonantes inerentes ao piano. A capacidade de memória instalada foi expandida para atingir maior duração das amostras e muito mais qualidade dos dados de waveform. As mudanças temporais de timbre que geram um som que se espera ouvir apenas de um piano, a começar pelo som inicial, seguindo por uma bela extensão até que o som levemente se esvaia, são naturalmente reproduzidas.
- AiR = Acoustic and Intelligent Resonator
Seleção entre dois sons de piano de cauda lendários
Os sons instalados de dois pianos de cauda mundialmente renomados são separadamente selecionáveis, dependendo do gênero da música que está sendo tocada e do ambiente de desempenho.
Um instrumento superior para performances reverberantes, poderosas e intensas. Reproduz os sons do piano de cauda clássico, desde timbres delicados e leves até tons fortes e marcantes, dependendo do peso das combinações de teclas.
Esta é a escolha correta para performances luxuosas e brilhantes. Mostra sua presença com sons nítidos e diretos, mesmo quando é tocado em uma banda. Sua tonalidade é adequada para jazz e música pop.
Sistema do teclado
Sensação natural de tocar que se aproxima de um Piano de Cauda Toque firme que transforma os pensamentos do músico em sons
Teclado com sensor triplo e ação de martelo em escala II, com intervalo de som exclusivo de um piano de cauda
A diferença entre as estruturas de som de um piano de cauda e de um piano digital aparecem no intervalo, desde o momento em que o instrumento é tocado até quando o som é ouvido. O novo Teclado com sensor triplo e ação de martelo em escala II responde ao incorporar um sistema com três sensores que detectam o toque sequencial das teclas.
Teclas que imitam ébano e marfim com excelente adaptação para as pontas dos dedos, proporcionando mais facilidade
As teclas que imitam ébano e marfim propiciam a elegante sensação e textura do suave toque do teclado de um piano de cauda. O acabamento talhado e minuciosamente detalhado da superfície impede que o dedo escorregue em decorrência de suor, proporcionando a sensação de uma perfeita adequação para as pontas dos dedos, mesmo ao tocar por períodos prolongados.
O Simulador de tampa* reproduz os efeitos acústicos resultantes de uma tampa aberta
O volume do som e a qualidade mudam quando a tampa de um piano de cauda é levantada ou abaixada. O Simulador de tampa reproduz os mesmos efeitos acústicos para melhor aproveitamento de um piano digital. Os efeitos acústicos de abrir e fechar a tampa são simulados nos mínimos detalhes. O som do piano que você espera ouvir ao tocar está sempre à disposição, bastando selecionar o nível até o qual a tampa é levantada ou abaixada.
- O valor da configuração do Simulador de tampa permanece inalterado, esteja a tampa aberta ou fechada.
Evolução sem precedentes do piano digital
Ressonância de cordas ressonador que busca a mais intensa ressonância com 88 teclas
O som produzido por um piano acústico não está apenas associado às teclas que são pressionadas. Outras cordas com frequências intimamente associadas a elas também ajudam na reprodução do som, proporcionando uma ressonância única. Em pianos digitais comuns, esse efeito de ressonância das cordas é reproduzido virtualmente com cordas. O Sistema de som multidimensional Morphing AiR já tem um conceito diferente, entretanto, adotando um sistema de “ressonância de cordas”, que incorpora um simulador de ressonância estéreo para todas as 88 teclas. A ressonância das 88 teclas é reproduzida de maneira completa e natural. A ressonância percebida ao reproduzir um único timbre é diferenciada daquela que se percebe ao reproduzir um acorde, para gerar variações resultantes na ressonância de maneira natural. Isso permite aos músicos obter ressonâncias variadas, controlando-as quando necessário pela intensidade do toque, e ainda realizar performances com a expressividade exclusiva de um piano acústico.
Simulador de teclas desligadas reproduzindo variações tonais resultantes da saída dos dedos
As extensões das reverberações e expressões que um piano reproduz variam conforme a velocidade com que os músicos tiram seus dedos depois de tocar as teclas. O novo sistema de teclado incorpora o Simulador de teclas desligadas, que reproduz naturalmente essas nuances resultantes de quando os dedos deixam as teclas. As autênticas reverberações que se assemelham muito às de um piano de cauda são expressas como resultado.
Ressonância do abafador* obtendo uma ressonância naturalmente mais bela do que a de um pedal
A belíssima e intensa ressonância resultante do uso de um pedal abafador também é naturalmente reproduzida por um simulador estéreo instalado nas 88 teclas, conceito que difere da reprodução simulada convencional que emprega processamento de efeitos. A atenção aos detalhes vai tão longe que simula a ressonância criada pela elevação dos próprios abafadores quando o pedal é pressionado. Um sistema continuamente variável foi adotado para o pedal abafador, reproduzindo até mesmo as mais repentinas variações de reverberação que ocorrem em resposta ao delicado pressionamento exercido pela operação parcial do pedal. Isso dá aos músicos a chance de aplicar a operação do pedal para realizar performances elegantemente expressivas.
- 4 níveis de ajuste.
Simulador de hall
A função Simulador de hall simula as diferentes características acústicas das salas de concerto de fama mundial, da reverberação pura com impressionante transparência de tons até a reverberação fascinante e de espírito livre. Um sistema avançado de equalização garante ao pianista o prazer completo do som vital do piano.
Apresentação de concerto
Gravações de dados de áudio de alta qualidade de 10 apresentações de orquestras ao vivo são instaladas. Os pianistas podem tocar juntamente com as gravações para desfrutar da sensação de participar de uma apresentação magnífica.