Conteúdos e materiais
Como escolher o melhor instrumento musical para crianças? Essa é uma pergunta freqüente de pais que estão interessados em incentivar as crianças a aprenderem música. Embora seja um questionamento quase obrigatório para quem está em busca de um instrumento musical
infantil, é necessário sim adotar alguns critérios, sobretudo no que diz respeito à faixa etária de cada criança.
Vamos, então separar por faixa etária. Assim, fica mais fácil, para você que está lendo esse texto, de escolher o instrumento musical infantil que mais atende às necessidades do seu filho, filha ou a quem você deseja presentear.
0 - 3 anos: para essa faixa etária, nossa recomendação principal é de instrumentos de
percussão, como pequenos tambores, chocalhos , pandeiros infantis e xilofones próprios para crianças. O ideal aqui é comprar um kit banda infantil, que reúne a maioria desses instrumentos. Assim, a criança poderá explorar os sons, trabalhar a coordenação motora e se divertir. Também recomendamos para essa fase inicial o uso da flauta-doce e de pequenos teclados próprios para crianças. Esses instrumentos ajudam a criança a se acostumar com novos sons e até a tocar as primeiras melodias.
3 – 5 anos: para crianças com essa faixa etária, recomendamos a introdução de instrumentos de teclas. Há vários teclados infantis, de marcas como Casio e Yamaha, que são ótimos no tamanho, com teclas adequadas aos dedos das crianças. Teclados são excelentes, pois emitem sons assim que as teclas são acionadas, causando a resposta imediata ao toque. Isso produz uma sensação de felicidade na criança que vê seu estímulo sendo respondido imediatamente. É a fase em os pequenos reproduzem as primeiras melodias.
A partir de 5 anos de idade: passada a fase inicial da criança, já é possível introduzir
instrumentos de cordas, como ukulele, violão, guitarra e violino. Atualmente, existe uma
variedade de instrumentos com tamanho reduzidos, confortáveis para crianças.
Também é a fase em que as crianças despertam interesse por bateria, sendo este uma ótima opção, sobretudo para quem tem bastante energia.
A OpenStage tem uma equipe de especialistas que pode ajudar você na hora de escolher o instrumento musical infantil mais adequado. Neste link, é possível falar diretamente com nossos especialistas.
Vantagens da musicalização infantil
Uma criança que tem contato com a música desde os anos iniciais tem uma série de benefícios em seu desenvolvimento, tais quais:
- Capacidade de concentração;
- Melhoria na coordenação motora;
- Desenvolvimento de um ouvido musical mais apurado;
- Aumento na auto-estima
- Melhorias no raciocínio e memória
Conclusão
Um dos melhores investimentos na fase inicial da vida das crianças é apresentá-los à música.
Esse universo de sons é altamente recomendável, tanto é que a cada dia aumentam as escolas de música com foco infantil. Dentro de colégios e creches, a prática musical já é algo consolidado e com ótimos resultados, tanto no rendimento escolar quanto no envolvimento das crianças com arte. A música aumenta a sensibilidade, ajuda consideravelmente na formação de uma pessoa.
Se esse texto foi útil para você, fique à vontade de compartilhar com outras pessoas ou em suas redes sociais.