Conteúdos e materiais
Você já deve ter se perguntado qual a diferença entre o piano digital e o piano acústico. Essa é uma dúvida muito freqüente entre quem gosta de pianos. Embora alguns modelos de piano se pareçam muito, um piano digital e um piano acústico têm diferenças significativas, que nós vamos explicar nesse texto dedicado à diferenciação entre os pianos.
O que é um piano digital?
O piano digital é um instrumento que surge como uma adaptação dos pianos acústicos, e oferece uma gama de sons variados, abrangendo um maior número de estilos. O som de um piano digital é produzido a partir do toque na tecla, que gera um timbre eletrônico, que é amplificado internamente e sai pelos auto-falantes. Muitos modelos de pianos digitais são equipados com martelos internos, que dão a sensação exata de estar tocando em um piano acústico. A tecnologia permitiu que atualmente um piano digital possa reproduzir com muita fidelidade o som de um piano acústico e a ressonância de uma sala de espetáculo ou até mesmo uma catedral.
O que é um piano acústico?
O piano acústico é o formato no qual o instrumento foi concebido. Em um piano acústico, o som é emitido após o toque numa tecla, que aciona um martelo, que, por sua vez, toca nas cordas, que reverberam e produzem um som natural. Por isso, muitos defendem que o piano é um instrumento de percussão e cordas simultaneamente. Quanto ao som, o piano acústico tem uma ressonância natural que gera um alto volume, com timbres orgânicos e puros. A característica sonora pode mudar de acordo com o local onde está o piano e a acústica do espaço. Por ser mais suscetível ao contato físico das teclas com o martelo e cordas, o piano acústico tende a oferecer uma dinâmica maior para quem está tocando. No entanto, o piano acústico pode desafinar, por conta das cordas, algo que não acontece no piano digital.
Diferença entre o piano digital e o piano acústico
Como você viu, são significativas as diferenças entre o piano acústico e o piano digital. Enquanto, no piano acústico o som é produzido pelo contato das teclas com o martelo e as cordas que ressoam no interior do instrumento, em um piano digital o som é muito parecido, porém, é produzido a partir de um impulso eletrônico que é amplificado dentro do instrumento. O piano digital costuma ser mais portátil e fácil de acomodar nos espaços.
Por sua vez, o piano acústico é maior, mais pesado e difícil de transportar. O piano digital tem como vantagem oferecer uma gama de sons mais ampla, com a simulação de diferentes modelos de pianos. Enquanto isso, o piano acústico tem um som único, porém, mais orgânico e natural.
Outra diferença significativa está no fato de o piano acústico ser mais caro do que um piano digital.
Qual deles é o melhor?
Difícil responder, pois isso depende da necessidade de cada pessoa, se é para tocar em casa ou num estúdio, na estrada, em sala de concertos. Por isso, a OpenStage oferece um atendimento de especialistas na área de pianos, para encontrar a alternativa que melhor atenda às suas necessidades.